sábado, 18 de outubro de 2014

Abertura da Feira do Couro exalta a cultura sertaneja



A fachada de uma casa rural, adornada com diversos elementos da cultura sertaneja, inspirou a decoração do palco de abertura da II Ipirá Couro Show, que começou nesta sexta (17) e vai até domingo, 19, no Centro Cultural Elofilo Marques. 

Quem abriu os trabalhos da noite foi o sanfoneiro Paraíba do Acordeon. Logo em seguida, autoridades políticas e representantes do Governo parabenizaram a cidade pela realização do evento e fizeram questão de destacar a importância dele para o desenvolvimento local, a economia, o turismo e a cultura. 



A diretora da Fundação Cultural da Bahia, Nehle Franke, representando o secretário de Cultura, Albino Rubim, destacou a importância desse olhar para a produção de bens simbólicos para se perceber a cultura de um povo. "Por isso é importante a gente estar aqui hoje fazendo essa parceria, pois como todo espectro da economia criativa, precisamos perceber a potencialidade que se tem numa indústria do couro, onde design é fundamental, o pensar o produto é fundamental". Ela também reforçou a atenção que a Secretaria tem dado para as culturas dos sertões e destacou que iniciativas como a Ipirá Couro só vem reforçar a política cultural do Estado. 


"Esse momento aqui só é possível por causa das pessoas que acreditam nessa ideia. Por isso, quero parabenizar o prefeito que tem colocado isso como  uma das tarefas mais acertadas da gestão, disse a deputada estadual Neusa Cadore. A parlamentar é uma das idealizadas da Ipirá Couro Show. Ela também ressaltou a capacidade do gestor em articular as parcerias e citou as diversas conquistas que o município recebeu nos últimos anos. "Num período muito curto já chegou em Ipirá o Polo da Universidade Aberta, a agência do Banco do Nordeste, o Ponto Cidadão, está em construção uma nova agência do INSS, ações que devolvem a Ipirá a sua liderança regional", destacou.




O prefeito Ademildo afirmou que uma gestão tem que estar pensando o tempo inteiro desenvolvimento local. Não poder ficar dependendo de transferência de renda, do que chega da Bolsa Família, nem da aposentadoria. "O município tem que ver suas potencialidades, suas vocações e trabalhar nas suas cadeias produtivas, por isso estamos fortalecendo a nossa cadeia coureira", destacou.


Também participaram do evento artesãos e empresários do ramo coureiro; o vereador Deteval Brandão; a secretária de Educação, Ramistela Santana; a primeira-dama, Iara Campos; Ataíde Oliveira, representante da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia; Marcos Oliveira, Bahiatursa; Leonardo Bezerra, Desenbahia; Tadeu Bello, Universidade do Estado da Bahia; Antonio Almeida, Conselho Municipal de Educação; Cristiano de Jesus, representante da Sindicato de Coureiros; e o deputado estadual Jurandyr Oliveira.

Acompanhe a programação da Feira neste sábado. 

Sábado 18/10
Visitação de Estandes: 9h às 22h

Shows
Grupo de Samba Amigos para Sempre: 10h30
Lidiel e Van Figueredo: 16h
Orquestra Santo Antônio: 19h
Grupo Sertanilia: 20h
J Leno: 22h
Sela Vaqueira:0h
Paraíba do Acordeom: 2h

Abaixo mais fotos da primeira noite:




































































































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário